A VALEC participa do Comitê Brasileiro de Normas Técnicas Metroferroviárias que normatiza a terminologia, requisitos e métodos relacionados às ferrovias do país. É o único ente governamental inserido no grupo que reúne outras instituições especializadas, como associações, fabricantes e instituições de pesquisa.
Os integrantes se encontram periodicamente em reuniões na cidade de São Paulo com o objetivo de revisar e elaborar novas normas técnicas ABNT/NBR necessárias para a melhoria dos critérios e referências para o bom desenvolvimento do sistema metroferroviário nacional.
O trabalho, iniciado no ano passado, compreende diversas Comissões de Estudo, que tratam especificamente de componentes de uma ferrovia, como lastro, trilhos, fixações, cruzamento e sinalização. A equipe técnica de projetos da SUPRO (Superintendência de Projetos) participa de algumas dessas comissões, além de assumir a coordenação do Grupo de Trabalho da Revisão da Norma ABNT NBR 5564 – Lastro ferroviário padrão.
O Comitê Brasileiro de Normas Técnicas Metroviárias é mantido pelo Simefre (Sindicato Interestadual da Industrial de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários).
(texto: ASCOM)