19 de março de 2021

Valec realiza chamamento público para recebimento de estudos de terminais em Santa Helena de Goiás

Com a missão de fomentar o transporte ferroviário de cargas, estatal abre espaço para o setor privado enviar estudos que subsidiarão o processo de outorga

Nesta sexta-feira (19), a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. realizou Chamamento Público para recebimento de estudos que irão subsidiar a modelagem de outorga do pátio multimodal localizado em Santa Helena de Goías. A sessão pública aconteceu a partir das 10h nas instalações do pátio e foi transmitida, ao vivo, pelo canal da estatal no YouTube. Tendo em vista a pandemia causada pelo coronavírus e as medidas de distanciamento social por ela imposta, participaram do evento, presencialmente, apenas o diretor-presidente e o diretor de Negócios da Valec, André Kuhn e Jeferson Cheriegate, respectivamente, técnicos da empresa, o prefeito de Santa Helena de Goiás, João Alberto Rodrigues (Patriota/GO) e o presidente da Câmara de Vereadores do município, Áureo Bueno Neto (Patriota/GO) .

Com a missão de fomentar o transporte ferroviário nacional, especialmente o de cargas, a Valec tem como diretriz outorgar à iniciativa privada áreas destinadas para a implantação de terminais de transbordo e armazenamento de cargas. O Pátio de Santa Helena de Goiás tem área de aproximadamente 150 hectares, está localizado no sudoeste goiano e conectado à Ferrovia Norte Sul, que é considerada a espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro. Por entender que o mercado privado pode apresentar com assertividade os tipos de cargas potenciais da região e os seus respectivos volumes para transbordo, a Valec abriu espaço para que interessados em explorar o terminal enviem estudos de mercado. “Fizemos esse chamamento público para tornar o processo de outorga mais racional e baseado na realidade dos futuros concessionários. Nosso papel, como empresa pública, é conceder um ativo que desperte o real interesse do setor produtivo”, disse André Kuhn.

O Pátio de Santa Helena de Goiás foi construído pela Valec. As áreas para implantação de terminais já estão desembaraçadas e estão prontos os acessos rodoviários ao interior do pátio. “Temos a confiança de que estamos disponibilizando um terminal com excelente infraestrutura. O pátio conta com uma pera ferroviária preparada para comportar duas composições formadas por três locomotivas de 80 vagões”, afirmou Cheriegate. Além da pera, o pátio atende fluxo de carga em ambos os sentidos, tanto para carga doméstica quanto para o Corredor de Exportação (Portos de Itaqui/MA, Santos/SP e o futuro Porto de Ilhéus/BA).

A íntegra da sessão de Chamamento Público está disponível no Canal da Valec no YouTube. Para mais informações sobre o certame, acesse a área exclusiva no Portal da Valec.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social