17 de abril de 2019

VALEC recebe representantes da Rumo S.A

No cumprimento do seu papel como concessionária da Ferrovia Norte-Sul (FNS), a VALEC fez uma apresentação, na manhã desta quarta-feira (17), para representantes da Rumo S.A., empresa que arrematou o trecho entre Porto Nacional/TO e Estrela d’Oeste/SP da FNS, leiloado em março deste ano em um processo capitaneado pelo Ministério da Infraestrutura e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O trecho de 1.537 km foi construído pela VALEC com recursos do Governo Federal para ampliar e integrar o sistema ferroviário brasileiro, permitindo acesso a vários portos e corredores de exportação.

O diretor de Operações e Participações, Marcus Almeida, iniciou a reunião mostrando a estrutura e funcionamento dos Pátios Intermodais localizados na extensão do trecho subconcedido e também apresentou as áreas já estudadas para pátios futuros. No contrato de subconcessão, a gestão do Pátio permanece a cargo da VALEC.

O objetivo da reunião foi iniciar as tratativas de transição e dar um panorama geral para a Rumo sobre o trecho licitado e o trabalho realizado pela VALEC na ferrovia até o momento. No encontro, também foi discutida a previsão de data para assinatura do contrato de subconcessão. A Rumo foi representada no encontro por Sara Lopes, do departamento jurídico Consultivo, e pelo diretor comercial, Fernando Dihel.

“O corpo técnico da VALEC está à disposição da Rumo para detalhar todos os estudos, projetos e contratos já executados e manter o monitoramento e operação do trecho durante o período necessário para que a transição ocorra da melhor forma possível”, afirmou o diretor-presidente da estatal, Marcio Guimarães de Aquino.

Nesse sentido, Marcus Almeida se ofereceu para percorrer o trecho com representantes da subconcessionária para avaliação da estrutura e funcionamento da ferrovia.

Fernando Dihel afirmou, durante a reunião, que a Rumo contará com a VALEC para fazer um plano de obra e operação do trecho. Ele manifestou interesse em marcar encontros, agora com técnicos de cada uma das Diretorias para tratar especificamente sobre obras, desapropriação, projeto, licenciamento ambiental e questões jurídicas.

De Porto Nacional a Estrela d’Oeste

O trecho, todo em bitola larga, teve sua construção dividida em dois tramos que são prolongamentos do tramo norte, também construído pela VALEC, entre Açailândia/MA e Porto Nacional/TO (subconcessionado em 2007).

O primeiro tramo, de 855 km entre Porto Nacional/TO e Anápolis/GO, foi iniciado em 2008 e inaugurado em 2014. Nos últimos quatro anos, a VALEC promoveu a utilização da via férrea por meio de contratos com a iniciativa privada. Foi realizado, durante esse período, o transporte de 20 locomotivas, 26 mil toneladas de farelo de soja, 13 mil ton. de madeira triturada, 8 mil ton. de minério de manganês, barras de trilhos de 240 metros – aprox. 7.300 ton, e 262 vagões.

O segundo tramo, que prolonga a FNS até Estrela d’Oeste/SP (Extensão Sul), de 684 km de extensão, irá conectar-se à Ferrovia EF – 364, operada pela Rumo S.A, de modo a permitir acesso ao Porto de Santos e ao polo econômico e industrial de São Paulo.

Texto e foto: Danielle Ribeiro/ASCOM

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social