22 de junho de 2020

Valec reforça aderência ao programa Radar Anticorrupção do MInfra

Com o programa Radar Anticorrupção, o Ministério da Infraestrutura e suas vinculadas reforçam o compromisso com o Governo Federal na promoção da integridade

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. recebe hoje e amanhã (22 e 23/06) a equipe do programa Radar Anticorrupção, conduzido pelo MInfra em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Controladoria-Geral da União (CGU), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Polícia Federal (PF). Criado em maio de 2019, o programa Radar entra na fase intitulada “Supervisão Ministerial”, na qual a equipe realiza visitas in loco aos órgãos vinculados ao Ministério da Infraestrutura para análise dos fluxos internos, processos e documentos, a fim de prestar auxílio às vinculadas sobre a temática integridade, bem como subsidiar a pasta com informações referentes a esses órgãos.

Ao abrir o evento e recepcionar a comitiva composta por secretários e técnicos do MInfra, o diretor-presidente da Valec, André Kuhn, declarou que o momento não poderia ser mais apropriado para a realização dos trabalhos de Supervisão Ministerial no âmbito da Valec. “A nova Diretoria Executiva vem concentrando esforços na arrumação da casa, dos processos e na melhoria do desempenho da empresa. Estamos satisfeitos com o que encontramos aqui dentro, mas sabemos que ainda há bastante a ser feito”.

Kuhn lembrou que a Valec ressurge com nova proposta de trabalho, tendo em vista os planos ministeriais de uma fusão com a EPL (Empresa de Planejamento e Logística), o que poderá resultar na criação da empresa Infra. “Seremos uma empresa pública mais robusta e complexa. Poder contar com o diagnóstico resultante da Supervisão Ministerial nos traz mais tranquilidade e confiança”, concluiu.

Coordenadora do Programa, a subsecretária de Conformidade e Integridade do MInfra, delegada da Polícia Federal Fernanda Costa de Oliveira, agradeceu a recepção da Valec e reafirmou o compromisso da pasta com a conformidade e o combate à corrupção. “Nossa proposta é auxiliar todos os órgãos vinculados ao Ministério da Infraestrutura e assessorar o ministro Tarcísio Gomes de Freitas sobre questões de integridade e conformidade, a fim de reduzir aos menores índices as vulnerabilidades dos processos internos”.

Durante os dois dias, os setores internos da Valec que possuem processos mais sensíveis (Controle Interno, Governança, Integridade e Gestão de Riscos, Ouvidoria, Tecnologia da Informação, Contas a Receber e Passivos, e Bens móveis e imóveis) apresentarão sua estrutura aos visitantes. Além da subsecretária Fernanda Costa, também participam deste início da Supervisão Ministerial representantes da Secretaria-Executiva, Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração, Assessoria Especial de Controle Interno, Corregedoria e Ouvidoria do Ministério da Infraestrutura.

A proposta é que, ao final do período de análise, a equipe do programa Radar Anticorrupção produza um relatório contendo diagnósticos e eventuais apontamentos, como sugestões ou até mesmo elogios aos processos internos da empresa pública.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social