Servidor público de carreira, Alex Trevizan tem sua história profissional dedicada à infraestrutura de transportes, com especial foco em ferrovias
Foi eleito, na última sexta-feira (03), o novo diretor de Negócios da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., Alex Sanches Trevizan. A 4ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (Consad) da estatal, durante a qual Trevizan foi nomeado integrante da Diretoria, ocorreu em local e data especiais: logo após o evento de Assinatura do Contrato de Concessão da FIOL I (saiba mais: “Hoje, temos a confiança da iniciativa privada e podemos esperar o progresso do nosso país”, disse Bolsonaro na FIOL). Para o diretor-presidente, André Kuhn, “não tem lugar melhor do que aqui, nos trilhos da FIOL, para dar as boas-vindas ao nosso diretor de Negócios”.
Em sua trajetória profissional, não é a primeira vez que o novo diretor assume desafios na Valec: desde 2020, é integrante do Consad, indicado pelo Ministério da Infraestrutura, onde exercia a função de assessor na Secretaria Executiva. Anteriormente, entre 2013 e 2016, atuou como assessor na antiga Diretoria de Operações da estatal e representou a empresa no Conselho Administrativo da Transnordestina Logística S.A., da qual a Valec é acionista minoritária. De acordo com Trevizan, “a Valec é uma casa acolhedora, sempre me acolheu bem. Temos várias perspectivas de negócios para desenvolver e fazer a empresa crescer no mercado”. Além da dedicação ao setor público de infraestrutura, Trevizan foi analista de Operações Ferroviárias na América Latina Logística – ALL, experiência que adiciona um ponto de vista da iniciativa privada dedicada à logística à Dineg.
A atual gestão da Valec recebeu do MInfra o desafio de tornar a empresa cada vez menos dependente de recursos da União e, para isso, vem desenvolvendo sua área de Negócios, que já traz resultados efetivos, por meio de soluções criativas. É o caso do programa Terminais Inteligentes, que tem como objetivo viabilizar novos negócios relacionados à exploração econômica dos polos de carga, ativos da Valec. Outra inovação que trará resultados para a estatal é o DT-e (Documento Eletrônico de Transporte), cujo sistema será desenvolvido pela estatal. Trata-se de um documento digital que unifica todas as informações de identificação do caminhoneiro para fiscalização.
Caberá também à equipe comandada pelo novo Dineg solucionar, junto ao Ministério da Infraestrutura, questões relacionadas à viabilidade da ferrovia Transnordestina, importante corredor logístico para a região Nordeste, cuja continuidade das obras passa por avaliação criteriosa da Valec e da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT) do ministério.
Assista, abaixo, ao vídeo de boas-vindas ao novo diretor de Negócios da Valec. Para saber mais sobre o histórico profissional de Alex Trevizan, especialmente dedicado ao setor ferroviário, clique aqui.