22 de novembro de 2021

#ValecNaMídia | Avanço da FICO e geração de empregos em obras ferroviárias são temas de programa de TV

Diretor de negócios da estatal, Alex Trevizan, enfatizou no canal AgroMais a importância das linhas férreas para potencializar o a logística nacional

Em mais uma agenda positiva para o setor da logística ferroviária brasileira, a Valec participou do programa Novos Caminhos, do Canal Agro Mais,que é focado em notícias sobre o agronegócio, pertencente ao Grupo Bandeirantes de Comunicação, para debater o lançamento da construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO). O diretor de negócios da estatal, Alex Trevizan, foi o entrevistado da edição que foi ao ar no último dia 12 de novembro.

As obras da FICO começaram, oficialmente, no Setembro Ferroviário, em Mara Rosa (GO). No trecho entre o município goiano e Água Boa (MT) só foi possível graças ao investimento cruzado, fruto da antecipação de outorga à Vale. Nesse segmento será formado um grande corredor ferroviário, que propiciará a redução do custo do frete. Assim, o produto que chega ao consumidor final poderá ser barateado. Trevizan destacou também, durante a entrevista, que a FICO vai injetar R$ 2,7 bi na economia e vai gerar cerca de 4,6 mil empregos.

“Essa obra movimenta todo o comércio e o setor de serviços do município. Além disso, surgem oportunidades de vagas em diferentes áreas, como engenheiros, analistas…emprego que gera uma renda maior e uma movimentação diferente no mercado”, ressaltou Trevizan.

O diretor da estatal enfatizou a importância dessas grandes linhas férreas para potencializar o modal ferroviário nacional. Elas vão formar um eixo horizontal importante para o escoamento das principais commodities pelos portos do Brasil. Além disso, outra novidade no setor, é que a estatal será uma parceira importante para empreendedores na viabilização de trechos ferroviários particulares.

O papel da Valec na FICO – A Valec é a empresa pública que detém a concessão da futura ferrovia. Coube à estatal elaborar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA); o projeto básico, que indica o traçado que a linha férrea deverá percorrer; e obter a licença de instalação junto ao IBAMA, que permitiu a execução da obra.

Confira a íntegra do programa.




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